A Confraria da Terceira Idade tem como missão levar o conforto e o bom atendimento aos nossos amigos

da terceira idade: Motivo pelo qual existimos!


Neste segmento do site, publicamos alguns artigos que têm o objetivo de levar aos nosso visitantes um

pouco de esclarecimento a respeito desta maravilhosa faixa de idade, cujas pessoas que são contempladas com ela,

podem passar por algumas situações de saúde um pouco mais frágeis.


Aproveite a leitura e, se desejar que determinado assunto seja explanado aqui, entre em contato

conosco clicando aqui, e deixe sua contribuição que procuraremos publicá-lo o mais breve possível.


Boa leitura!


A dor na terceira idade

A dor é um fenômeno subjetivo e complexo que sempre deve ser avaliada com muito critério. É o sintoma que mais freqüentemente leva uma pessoa a procurar assistência médica e ocorre com muita freqüência na doença reumática. Na terceira idade há uma diminuição da sensibilidade à dor, desta maneira qualquer tipo de dor deve ser sempre valorizada.


A dor é um sinal de alarme de que algo está agredindo o organismo. Quando surge subitamente, geralmente vem acompanhada de aumento da freqüência cardíaca e da pressão arterial. Quando a dor é crônica, existente há meses, pode produzir desânimo, depressão, perda de apetite, alterações do sono, e até constipação.


O estado emocional influencia a sensação dolorosa. Freqüentemente a dor se deve a uma somatização de problemas psicológicos mal resolvidos. O estado depressivo acentua o quadro doloroso que por sua vez piora a depressão.


Na terceira idade se destacam as dores reumáticas, as dores nas costas, as dores abdominais e as dores da face. A dor de cabeça deve ser sempre muito bem avaliada.


A angina de peito é a dor provocada pela falta de irrigação sangüínea ao músculo cardíaco e também tem grande importância na terceira idade.


No câncer a dor pode ocorrer devido ao próprio tumor (dor óssea devido à metástase, por exemplo) ou ao tratamento (a quimioterapia pode levar à dores nevrálgicas, por exemplo).


As nevralgias podem ocorrer no diabetes e no alcoolismo, e na nevralgia do trigêmeo.


A rigorosa avaliação da história e das características da dor são fundamentais para o seu diagnóstico. A análise do tipo de dor (cólica, aperto, pontada, etc), de sua variação no tempo (dor contínua, períodos de melhora) e a sua relação com os mais diferentes fatores (alimento, posturas, emoção, etc) são básicos.


Seu tratamento utiliza remédios analgésicos e antiinflamatórios. A utilização de morfina ou derivado está indicada em situações limites quando outras terapias não surtiram efeito.


Em algumas situações utiliza-se técnicas de estimulação elétrica do nervo com fins analgésicos. O bloqueio nervoso através da injeção de medicamento anestésico diretamente no nervo é muito útil na obtenção de resultados rápidos, mas tem ação transitória.


Os procedimentos cirúrgicos no tratamento da dor estão indicados quando a resposta ao tratamento clínico é insatisfatória. São técnicas que provocam lesão no nervo ou no tecido cerebral (neurectomias, cordotomias, etc) e com freqüência desenvolvem seqüelas.


As principais doenças reumáticas:


A artrose é a forma de doença reumática mais comum na terceira idade, sendo também conhecida como osteoartrose.


A lombalgia é a dor nas costas, alcançando a região lombar e nádegas. Há tendência clara de haver piora com a idade, sendo uma das queixas mais comuns da terceira idade.


A artrite também é um tipo de doença reumática . Trata-se de um processo de inflamação das articulações que atinge com freqüência a terceira idade.


Pode atingir uma ou várias articulações e freqüentemente ocorre após um traumatismo. A artrite reumatóide é o tipo de artrite mais comum na terceira idade.


A tendinite também é uma forma de doença reumática que se caracteriza pela inflamação do tendão . Em geral está relacionada com a bursite.


A bursite é uma forma de doença reumática que se caracteriza por processo inflamatório das cavidades que contem o líquido sinovial (bursas). São freqüentes nos ombros, cotovelos e joelhos.


A arterite é o processo inflamatório que acomete artérias, fazendo parte das doenças reumáticas. Entre os diversos tipos de arterites destaca-se a Periarterite Nodosa que pode ocorrer devido à reação alérgica a determinados medicamentos como diuréticos, penicilinas e iodo ou desencadeada por certas infecções.


A gota é uma forma de doença reumática causada por formação de cristais que se acumulam nas articulações. Pode se manifestar de uma forma aguda, extremamente dolorosa ou sob forma crônica. Basicamente há  dor em uma articulação, mas pode ocorrer em várias articulações.


Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3126&ReturnCatID=1770


Implicações de doenças em Idosos

A geriatria é a especialidade médica que se ocupa das pessoas idosas e suas doenças. A gerontologia é o estudo do envelhecimento. Não há idade específica na qual uma pessoa tornase "idosa", embora, tradicionalmente, ela tenha sido estabelecida como sendo de 65 anos, pelo fato de ser quando os trabalhadores adultos costumam aposentar.


Diversos distúrbios, às vezes denominados síndromes geriátricas ou doenças geriátricas, ocorrem quase que exclusivamente em adultos idosos. Outros distúrbios afetam pessoas de todas as idades, sendo, no entanto, mais graves ou causando sintomas ou complicações diferentes nas pessoas idosas. Com freqüência, as pessoas idosas padecem de uma doença de forma diferente à das pessoas mais jovens.


Uma doença pode causar sintomas diferentes em pessoas idosas. Por exemplo, uma glândula tireóide hipoativa habitualmente faz com que pessoas mais jovens ganhem peso e tornem-se mais lentas. Em uma pessoa idosa, a tireóide hipoativa também pode provocar confusão mental, a qual pode ser confundida com a demência. Já uma tireóide hiperativa faz com que as pessoas mais jovens tornem-se agitadas e apresentem perda de peso, enquanto que, nos idosos, ela pode causar sonolência, isolamento, depressão e confusão mental.


Em geral, a depressão faz com que adultos jovens tornem-se propensos ao choro, à retração e demonstrem tristeza. Nas pessoas idosas, a depressão algumas vezes acarreta confusão mental e perda de memória, podendo ser equivocadamente interpretado como demência. Antigamente, as doenças agudas, como o infarto do miocárdio, as fraturas do quadril e as pneumonias, quase sempre resultavam na morte de idosos. Hoje, essas doenças são tratáveis e controláveis, mesmo que elas não sejam curáveis. Por sua vez, uma doença crônica não significa necessariamente incapacidade.


Atualmente, muitas pessoas com diabetes, problemas renais, cardiopatias e outras doenças crônicas perceberam que podem manter-se funcionais, ativas e independentes. Fatores sociológicos e econômicos costumam influenciar a forma com que as pessoas idosas procuram e recebem cuidados médicos.


Muitos idosos tendem a ocultar pequenos problemas de saúde e não procuram ajuda médica até que estes se tornem realmente graves. As pessoas idosas tendem a apresentar mais de uma doença concomitantemente, sendo que uma pode exercer influência sobre a outra. Por exemplo, a depressão pode piorar a demência e o diabetes pode agravar uma infecção. Outros fatores sociológicos complicam a doença nas pessoas idosas. Quando a doença causa alguma perda temporária ou permanente da independência, a pessoa idosa pode tornar-se deprimida, passando a necessitar de auxílio psicológico e de um serviço social.


Por essas razões, é comum os geriatras recomendarem o tratamento multidisciplinar. Com esse tipo de tratamento, a equipe clínica, a qual pode ser formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas, farmacêuticos e psicólogos, planeja e implementa o tratamento sob a liderança do médico principal.


Distúrbios que Afetam Principalmente as Pessoas Idosas


Moléstia ou Distúrbio

Explicação

Doença de Alzheimer e outras demências

Distúrbios cerebrais que acarretam a perda progressiva da memória e de outras funções intelectuais

Osteoartrite

Degeneração da cartilagem que reveste as articulações, causando dor

Úlceras de decúbito

Lesões da pele em decorrência da pressão prolongada

Osteoporose

Perda de cálcio dos ossos, que os tornam frágeis e pode acarretar fraturas

Hiperplasia benigna da próstata

Aumento da próstata (nos homens), que bloqueia o fluxo urinário

Doença de Parkinson

Doença cerebral degenerativa e lentamente progressiva que acarreta tremores, rigidez muscular, dificuldade nos movimentos e instabilidade postural

Catarata

Opacificação do crista-lino, com comprometi-mento da visão

Câncer de próstata

Câncer da glândula prostática (nos homens)

Leucemia linfocítica crônica

Tipo de leucemia

Herpes zoster

Reativação do vírus da catapora latente, produzindo uma erupção cutânea e podendo acarretar dor prolongada

Diabetes tipo 2 (início na vida adulta)

Tipo de diabetes que pode não exigir o tratamento com insulina

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Obstrução ou sangramento de um vaso sangüíneo do cérebro, acarretando fraqueza, perda de sensibilidade, dificuldade para falar ou outros problemas neurológicos

Glaucoma

Aumento da pressão em uma das câmaras do olho, podendo re-duzir a visão e causar cegueira

Incontinência urinária

Incapacidade de controlar a micção

Gamopatias monoclonais

Grupo de doenças diversas caracterizadas pela proliferação anormal de um mesmo tipo de célula que produz níveis elevados de uma imunoglobulina.


Fonte: http://fisioemcasa.chakalat.net/2008/10/implicaes-de-doenas-em-idosos.html


A arte de Envelhecer - Poema

Viva, viva, viva o momento presente.

Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Observe-se o bastante para não se enganar sobre si mesmo.

Corrija as sua falhas com diligência e coragem.

Ria de si mesmo.

Seja equânime e justo.

Seja Verdadeiro e cuidadoso com as pessoas.

Dê sem pensar em retorno, nunca.

Prepare-se para ser o professor em vez do aluno.

Tenha compaixão pelo sofrimento alheio.

Sempre tente ajudar.

Sua linguagem agora é a paciência.

Mesmo que não queira, ela nasce numa determinada idade...

Limpe o Seu carma e o de sua família praticando boas ações

e dedicando o mérito para o benefício de todos os seres;

Assim você estará preparando o seu futuro,

sua velhice, sua madurez.

Prepare-se para morrer um dia,

pergunte-se o que vai responder quando for indagado:

"-O que você tem para nos mostrar da sua vida?"

Porque você será indagado, seja ateu ou devoto.

Você dará vários nomes a isso. Essa energia:

Buda, Cristo, Deus, Energia, Vida, Mente, Psique, Eu mesmo.

Mas ela estará lá, dentro/fora de você,

como sempre esteve e estará.

Observe a natureza, o tao.

Tudo nasce, tudo morre, tudo tem um ciclo.

Viva os seus ciclos com paixão, sem medo.

É a sua vida!!!